Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Sempre às Segundas-feiras...

Não importa o quanto você pesa. Pelo menos uma vez na vida você já estufou a cara de docinho em festa de criança no domingo e prometeu pra todo mundo que começaria uma dieta bem dramática na segunda, né? 
Eu tenho começado dietas às segundas há mais de 10 anos e sinceramente... algumas duram 6 meses e outras duram 3 dias. 

Dietas não funcionam pra mim como funcionam pra gente que me para no McDonalds pra "compartilhar" que a filha de não-sei-quem perdeu 10kg. 
Daí entra o papel da minha nutricionista lindona. Realmente ela é linda e com certeza deve pensar que precisa perder 2kg porque mulher satisfeita com o próprio corpo não é mulher. É mito. Eu tenho que admitir que não me sinto nem um pouco motivada a começar dieta nova nem velha porque eu já passei por tantas que tudo pra mim tem cara de perda de tempo. Daí entra a ANVISA (insira xingamento mental), que não me deixa ser feliz tomando anfetaminas com moderadores de apetite e comendo 3% do que eu preciso pra sobreviver. 
Não me conformei mas também não achei quem me vendesse remédio sem receita, então por enquanto encerrei esse assunto. 

Chega um ponto na vida de quem faz dieta que comida é punição. Na maioria das vezes você come pra ficar feliz, pra socializar com a galera, pra acabar com a fome ou porque o bolo tá te olhando e você tem gula. Mas as vezes, você não come porque comer é engordar e o pior numa dieta não é você deixar de comer, é você comer salada crua com frango grelhado (TOP 10 das coisas que eu odeio) e engordar 500g no fim da semana. 
Seu corpo te trai de tantas formas que você simplesmente perde a vontade de comer, porque nem vale mais a pena. Aí você passa a estocar gordura e não perde mais nenhuma caloria, minha filha. Isso tudo porque seu corpo te odeia na mesma proporção que você o odeia. 
Aí você para de comer e faz academia e não diminui nada na balança... Como você ainda tá equilibrada, não sai matando gente na rua com um garfo de plástico, mas se entope de pastel de feira e fica um mês sem se pesar.  Aí volta tudo a estaca zero.

Num mundo ideal, a gente faria uma re-educação alimentar e comeria moderadamente, unindo isso a exercícios físicos diários e felizes e a gente também tomaria 2L de água por dia TODO dia e teríamos aquele apetite pra salada de rúcula e bife grelhado no George Foreman. Aí quando nos oferecessem sobremesa diríamos elegantemente: "estou satisfeita com a minha saladinha". Isso no mundo ideal, reitero.
Só que eu conheço tipo uns 50 magros que só comem fritura e nunca pisaram numa academia na vida. Por que, né? Porque cada um tem um jeito de se ferrar na vida, amiga. Ninguém é feliz o tempo todo porque se for, é psicopata. 
E aí... como proceder? Tem dia (tipo hoje) que nada disso me anima. A ideia de comer coisa saudável me dá ânsia e comer coisa gostosa me dá culpa. Ficar sem comer não é uma opção porque o corpo te sacaneia lá na frente e você se vê naquela "falta de ritmo", além do inchaço e da eventual morte por anorexia. E quanto você passa um mês na TPM (que vira TDuranteM e depois TForeverM)? 

Aprendi que comer cenoura ajuda o cérebro a esquecer que você tá com fome. O mesmo funciona com maçã e/ ou coisas crocantes. Claro que você não pode morrer de comer maçã porque cada belezura dessa tem tipo 90cal e eu prefiro tomar um copo de pepsi, quer dizer... O melhor é quando sua dieta vem com aquela tabela de substituição bem safada que diz:
1/2 maçã pequena = 1/3 churros sem recheio ou 2 bolachas água e sal 
Super admiro quem consegue comer 1/3 de qualquer coisa que não seja do tamanho de uma jaca. Aí você pega a cenoura e começa a fazer o Pernalonga durante um dia. (No próximo você tá com a palma da mão laranja e a paciência bem afetada). Daí você pode se enganar comendo uva passa e dizendo que é kisses da Hershey's porque você é forte e persistente e uva passa custa bem menos. Admiro quem faz esse tipo de escolha saudável e compatível com o orçamento. =)

Infelizmente, tem dia que o negócio tá embaçado e você simplesmente poderia vender um parente próximo por um pacote de Doritos, né mesmo? CALMA! Nem tudo está perdido. 
Eu aprendi uma coisa super legal durante esses mil anos de dieta. Chama-se COMPENSAÇÃO.  Em primeiro lugar, vamos colocar na balança o mais importante de tudo: sua sanidade mental. Ou seja... se você precisa perder 20kg e um dia dá uma surtada querendo devorar um pacote de salgadinho, é preferível que você se dê esse mimo do que ataque gente inocente. Sendo assim, coma e esqueça. Diminua as seguintes porções ou salte dois pontos antes do seu pra dar aquela caminhada extra e pronto. Finja que esse pacote nunca cruzou o seu caminho. 
O mesmo serve para chocolate. Mas é UM chocolate, não é o seu peso em chocolate! 
Desta forma, você vai continuar seguindo a sua dieta SEM CHUTAR O BALDE e sem precisar ficar recomeçando toda segunda-feira. 

Boa sorte pra gente!