Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Um MÊS de operada!


aloka!

23º dia (Sexta) ao 30º dia (Sexta)
Ai que ansiedade!!!
Aquela contagem regressiva pra dar um mês logo.
Se bem que, um mês não vai mudar nada porque a dieta só muda dia 30/05, mas só o fato de não dar nenhum problema cirúrgico em 31 dias já é mara. Até achei que tinha me dado uma hérnia (uma bolota) do lado da cirurgia mas sexta de manhã fui ver o Pereirinha e ele disse que é uma bolota de gordura, totalmente normal. Me apertou, tirou o curativo, viu o corte e disse que ta tudo belezona. Aí, claro, olhou na minha cara e disse: “Eu quero 18kg em 90 dias, viu?”  e eu xingando mentalmente: “Vou perder o que der, INSOLENTE!”  Pereirinha fica testando minha boa educação.  
Fora isso, tava simpático, explicou porque não operou o intestino, aquela coisa da absorção, que o procedimento tem mais risco, que esse que ele fez dá pra detectar câncer no começo... (isso MUITO me importa pq tive casos de câncer no intestino na família.)

31º dia (Sábado) - Um mês!  
Aeeeeeeeeee!! UM MÊS! \o/ TÔ VIVONA!!!
oh boy!
A dieta continua a mesma, papinha, mingau, fruta raspada e os líquidos de sempre. Nunca mais tomei a gelatina porque não gosto de gelatina nem sólida, magina líquida. Daí hoje, teoricamente, ficaria livre do suplemento (AEEEEEEEE!!!) só que eu vou tomar até o dia 30 porque eu deixei um dia e fiquei me sentindo fraca então melhor continuar tomando por mais um tempinho até poder comer sólido.

Como só perdi 7kg, achei muito pouco e tô meio com medo de parar de emagrecer quando voltar a comer sólidos. Se bem que, pode ser que acelere mais o metabolismo, né? Além disso, tenho que fazer exame de sangue assim que completar 2 meses pra ver os níveis de ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas e depois entrar com outro suplemento (Centrum, provavelmente).

No mais, tô ótima. Não sinto dor nenhuma. De vez em quando dá umas repuxadas quando eu fico muito tempo de lado. Nem tô caminhando mais e nem tendo gases. O intestino voltou a funcionar. A nutri liberou um Yakult por dia e eu tô tomando Activia zero também.

Já dá pra viver normalmente só que, sair é complicado porque não tem NADA de gostoso pra comer. É raríssimo encontrar um lugar com alimentos dietéticos e desnatados. Até na BAPI o cara falou que o leite é integral. Acho isso um absurdo. Como vc vai numa casa de salada e coisa light e só tem leite integral? Yoggi também não tem frozen diet e no Yogoberry tem, mas não bate com fruta e ninguém merece iogurte diet puro (as frutas dos toppings têm calda com açúcar). Na Creme & Mel até tem Frozen sem açúcar, mas não souberam me dizer se é desnatado. Pra sair, tenho que levar minha malinha com gatorade, suco, água e se der, iogurte. É bem inconveniente mas é possível ir ao cinema. Se eu ficar mais de 3h sem comer alguma coisa, eu sinto fraqueza então preciso de uma fruta ou purê pra conseguir andar sem ficar com a vista escura e o corpo mole. Por isso, tô evitando sair por muitas horas enquanto não posso mastigar porque não dá pra carregar vitamina nem purê.

Quanto à cirurgia, ainda acho que é uma mudança muito radical e continuo não recomendando. Não dá pra todo mundo simplesmente abdicar de uma vida normal por 2 meses (até poder voltar a pegar ônibus e comer de tudo). Quem precisa trabalhar não vai poder ter essa regalia. Além disso, viver como uma pessoa totalmente normal demora mais tempo, não sei ainda quanto tempo, se são 6 ou 8 meses (ou, dependendo da técnica usada, 1 ano). Seja como for, existem benefícios óbvios e também muitos infortúnios durante o processo. Não dá pra voltar atrás agora e cada caso é um caso e, no meu caso, a cirurgia era a solução, mas não vou dizer que é mágica e que você emagrece respirando porque não é verdade... pelo menos não pra mim.  Por enquanto, se eu tiver que recomendar alguma coisa pra emagrecer além de dieta e exercícios (que NÃO funcionam em todo mundo, pare de pensar que só é gordo porque é preguiçoso porque isso NÃO é verdade!), eu recomendo a cirurgia pra quem é DOENTE e não pra quem está só acima do peso.

Vou continuar postando minhas mudanças na dieta e evolução no emagrecimento e depois, quando eu voltar a cozinhar, vou usar esse espaço pra colocar receitas gostosas e o meu dia-a-dia de operada. Quero tentar adaptar receitas deliciosas pra um menu com menos calorias. Será que eu consigo?
A pesagem vai continuar a ser semanal. 
Ainda não sei colocar aquela barrinha que mostra a evolução da perda de peso. Quem me ajuda?

Gente, quem tiver dúvida, pode perguntar aí que eu respondo tudo. :D
Me siga no twitter @RenattaNaka

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Terceira semana pós-operatória


15º dia (Quinta) ao 19º dia (Segunda)
Nada de muito impactante aconteceu. Mofei em casa o fim de semana todo. A ansiedade de mudar logo a dieta me deixou bem mal humorada e entediada e, logicamente, os dias passaram lentamente. Nada de dor e já consegui dormir de lado sem acordar mil vezes durante a noite pra fazer xixi. O intestino morreu, parece que nem tenho. Ah, não lembro se falei, mas o Pereirinha utilizou a técnica da Gastroplastia Vertical com grampos e não fez o desvio duodenal.
Até então eu não sabia o porquê, mas dia 19 tive outra consulta com o médico que me acompanha e ele disse que a recuperação da Capela (que desvia 1,5m do intestino) é muito mais difícil e lenta, além de que, os pacientes perdem muitos nutrientes e ficam fracos, dependem de suplemento alimentar pra vida toda e são mais propensos a complicações pós cirúrgicas. Claro que eu xinguei o Pereirinha o dia inteiro porque sei que quando essa técnica é usada, raramente a pessoa engorda de novo. Eu sei que rola o sufoco da pessoa ter que correr por banheiro toda vez que come mas essa é grande parte da vantagem porque aí você é obrigada a não querer comer. Bye bye compulsão! Mas ele nem fez essa em mim e nem vai fazer porque nunca mais quero entrar num centro cirúrgico novamente (a não ser que seja pra fazer transplante, lembra?).

20º dia (Terça)
Bateu um arrependimento verdadeiro e eterno e quem vier me perguntar se deve fazer a cirurgia eu vou falar: VAI MALHAR E PARA DE COMER porque nenhuma academia é pior do que você não poder mastigar um pedaço de lingüiça. E o pior, mastiga que você MORRE. Quando você come e não faz exercício, sua punição é continuar gorda, mas se estiver operada e comer, você morre. Tudo que eu cheiro e quero comer eu penso: Vale à pena morrer por isso?  Vale à pena morrer por um pedaço de lingüiça que daqui a sei lá, um mês, pode ser ingerido sem nenhum problema? NÃO VALE!
Digo isso porque o que me contam são histórias VERÍDICAS de recém-operadas que comeram iogurte, bolo, coca-cola, jabuticaba e morreram. Não consigo imaginar o grau de piração da pessoa que bebe COCA-COLA recém operada do estômago. Aliás, de qualquer órgão! Coca-cola é linda, deliciosa mas é veneno! E quanto as outras coisas, iogurte pode o LIGHT ou ZERO depois de 7 dias mas o normal com açúcar claro que não pode. O estômago ainda não cicatrizou e açúcar fermenta. Fora que... OI? Gente, é operação pra emagrecer, ou seja MENTE DE DIETA, NÉ? Que dia que eu faço dieta e tomo QUALQUER COISA sem ser diet? Então antes de operar, tenha isso em mente. Você não vai poder BURLAR as regras nem UM POUQUINHO porque senão já era. E daqui a algum tempo você vai poder comer de tudo (em porções ridiculamente menores, claro) e não vai ter risco nenhum, portanto SISSEGURA AGORA PRA SIJOGAR DEPOIS! Kkkkkk \o/

21º dia (Quarta)
BEST DAY EVER! Finalmente a nutricionista liberou papinha, mingau e o melhor: fruta raspada (melão, maçã e pêra), banana amassada (ou mamão) e melancia! Posso MASTIGAR melancia! Na hora eu falei: MORRI DE COMER! Mas calma, são 50ml de fruta machucadinha no mínimo 3x ao dia, o que enche o saco porque tudo que é fracionado assim dá uma preguiça... Mas tá lindo! Tá glamour!
Como passamos na frutaria e chegamos mais tarde, jantei a sopinha do caldinho batida e depois tomei vitamina de banana mas não tentei comer a fruta raspada ainda.  

22º dia (Quinta)
Acordei e peguei uma maçã gala da menorzinha que achei e comi raspadinha. MASTIGANDO MUITO (demorei meia hora pra comer). Mastigar é mara! KkkkKKK O almoço foi purê (só a batata amassada com leite desnatado) com uma colher de caldinho de feijão. Agora à tarde peguei um pedacinho de melancia e o primeiro quadradinho foi estranho. Eu engoli e senti uma pontadinha leve de dor, mais parecida com gases. Levei quase uma hora pra comer uns pedacinhos porque tenho medo de ficar entupida e passar mal. No mais, não passei mal com nada. Mais tarde vou experimentar mamão e ver no que dá. ;)

Tô mais alegrinha depois da visita à nutricionista porque ela disse que se tudo der certo, em dois meses já posso comer de tudo, INCLUSIVE AÇÚCAR! Ela disse que quem faz a cirurgia da Capela demora muito mais pra poder comer açúcar e foi aí que eu parei de xingar o Pereirinha. Daqui a 20 dias eu volto pra ela mudar a dieta de novo. Enquanto isso, ela falou pra fazer caminhada de 15min 3x por dia e que pode sair, viver a vida normalmente pra não ficar muito ansiosa em casa. \o/

Semana que vem eu volto!  

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Segunda semana!


segunda semana!

Lá vamos nós pra mais uma semana de recuperação. 
Claro que não me lembro mais dos detalhes, mas o que eu conseguir lembrar, eu falo. J
A palavra de ordem pra essa semana é FORÇA, porque tem hora que fica difícil.

7º dia (quarta) - E a dor no braço continua...
Não deu pra agüentar, fui ao pronto-socorro pedir remédio pro braço (meu médico tava de plantão) porque ontem à noite tava insuportável demais e fiquei com medo de dar trombo-flebite. Ele passou antibiótico injetável Ceftriax (por 7 dias) e Venaloth H (creme).

8º dia (quinta) - Enjoada do suplemento + tristeza.
mimimi
Acordei mal. Não fisicamente, mas indisposta, chata, chorona... Muito arrependida... Saudade de poder comer, sair, fazer as coisas sozinha. Pra piorar, o gosto do suplemento misturado na sopa começou a encher o saco. Só de pensar, dá nojo. Por isso tanta gente fica anêmica e perde o cabelo, porque não continua tomando por 30 dias. Realmente é um porre, o gosto é péssimo (por mais que digam que não tem gosto, tem sim) e na hora que bate no estômago, dá uma dorzinha, um mal estar, tipo gases e só passa depois de uma hora.
Conforme o dia foi passando, meu humor foi melhorando, a tristeza foi passageira mesmo.

9º dia (sexta) - Dor de garganta e muitos espirros.
Espirrar dói HORRORES. Acordei com essa gripe chata e não posso tomar nenhum remédio porque já tô tomando antibiótico. A garganta raspando, ruim pra engolir... um saco

10º dia (sábado) - Adição de leite na dieta + Hospital.
Eu tava bem animada pra hoje porque é dia de adicionar leite na dieta. Medo de ter rejeição (acontece às vezes) e vomitar, mas deu tudo certo. Tomei iogurte light com leite desnatado (pra ficar ralo mesmo) e foi tudo bem, nada de enjôo nem dor de estômago, nada.
Só que liguei pro médico sobre a gripe e ele falou pra passar no pronto-socorro de novo. Tirei raio-x e ele disse que é sinusite. Não passou remédio, disse que o antibiótico da flebite já dá jeito e é pra eu esperar, se não passar, é pra tomar Clavulin 400mg durante 10 dias.

11º dia (domingo) - Aquele tédio...
Nada pra fazer... não posso sair de casa... ai que saco... O dia todo foi um tédio sem fim. O braço tá quase 100% melhor. Pensei que uma semana atrás eu tava esperando receber alta no hospital, então tô bem melhor em casa à toa do que no hospital à toa. Afinal, aqui tem internet e TV a cabo.

12º dia (segunda) - Espirros passam... vem a tosse.
Espirros deram uma aliviada boa, comecei a tossir e ao tossir, dor. Não tomei nada mas estava mole por causa da sinusite mesmo, cabeça pesada, corpo cansado. Fiquei quieta na cama vendo seriados pra não tossir mais e foi assim. Só caminhei de manhã lá fora pra tomar sol (todo dia eu vou pro quintal tomar uns 5-7min de sol) e caminhei em casa durante o resto do dia. Minhas bochechas estão coradas e não to com cara de doente. J
tão quentinho...

13º dia (terça)  - Feriado de molho em casa... mas que beleza! NOT
Pé no saco não poder sair de casa, mas pra aliviar, amigos me visitaram e foi legal (Y u know who u r! tks u guys!). Não posso rir muito nem conversar demais porque fico com falta de ar e depois da visita, deitei e dormi um pouco. Tá muito frio e eu não melhorei da sinusite ainda. Fiquei enrolada pra esquentar.  

14º dia (quarta) - Mau humor.
tá olhando o que??
Acordei de mau humor. Como meu intestino travou há uma semana, decidi que hoje vou parar com o leite e tomar uma colher de óleo mineral pra ver no que dá. Além disso, tomei as duas colheres do suplemento seguidas e por isso, o gosto péssimo se arrastou por um longo período de tempo.
A sinusite ainda persiste, coriza e garganta arranhando mas o outro remédio é líquido e eu não to  a fim de beber um remédio horrível por 10 dias. Vou esperar pra ver como acordo amanhã.

Essa foi a minha segunda semana. Como deu pra ver, as dores foram provenientes de espirro e tosse, mas nada da operação em si. No 10º dia eu senti MUITA vontade de mastigar, principalmente pão. Ontem senti fome mas tomei um copinho de leite batido com meia banana (ralinho) e passou. A fome é bem leve, não é relevante mas a vontade de comer pode ser constante principalmente por causa do tédio. 
A diferença entre estar operada e estar com o balão é que, com o balão tudo dava mal estar e enjôo então eu não tinha vontade de comer pra não vomitar. Estar cheia não é motivo pra não querer comer. A vontade está sempre presente. Seja roer uma cenoura, eu sinto falta de mastigar. Amanhã terminam os 15 dias de risco máximo da operação e não tive sintoma de nada, não deu hérnia, não deu pus, o corte tá sequinho. Eu troquei o curativo e não tem nada de estranho acontecendo. Os pontos estão sumindo e tá tudo muito limpinho. A pior coisa da operação são os MUITOS (seis) meses sem poder ver açúcar. Isso vai ser tão interessante... ¬ ¬
Quanto ao peso, parei de pesar quando vi 3 kg a menos e achei um absurdo de pouco. Não vou me pesar mais pra não surtar. Dia 07 tem médico e peso lá. Aqui em casa, só controle uma vez por semana. Não me julguem, é melhor pra minha sanidade.  Quando der um mês eu faço o balanço total.

Até semana que vem!