Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pós-cirurgia. 1ª semana


Cheguei, gente!
Todo mundo me perguntando como é estar operada, como foi a cirurgia... Então, o melhor a fazer é relatar tudo que eu passei até aqui pra comparar com quem já fez e pra dar uma luz pra quem vai fazer. ;) VAMOLÁ

Na verdade, era pra eu atualizar só quinta-feira porque faria exatamente uma semana de cirurgia, mas até lá pode ser que eu me esqueça de alguns detalhes então vamos hoje mesmo.

1ª dia (quinta)
Internação + cirurgia. Cheguei na clínica às 10h e fui falar com o Pereirinha 10:20. Daí eles me disseram que o hospital tava passando por reformas e que não tinha quarto disponível então eu teria que dormir na enfermaria.
Só que, desde que comecei a cogitar a cirurgia até hoje foram mais de ano pagando apartamento unicamente para essa finalidade, de ter mais conforto durante esses 4 dias de recuperação da bariátrica. Não seria justo o plano de saúde embolsar esse dinheiro, me jogar na enfermaria e não devolver nem o dinheiro. Fora o risco de infecção, né?
O próprio Pereirinha disse que se fosse ele, não operaria, que era pra eu ir pra casa e esperar ter apartamento vago. Ou melhor, esperar o plano liberar essa cirurgia por vídeo, que a recuperação é mais tranqüila. Só que, MESES ATRÁS, senhor Pescador disse que não gostava de fazer por vídeo que a cirurgia aberta era mais segura, então perdi a confiança nele e xinguei ele mentalmente.  
Só que, poxa! Eu tava há 3 dias fazendo dieta pré e tava de jejum... maior saco ter que passar por isso tudo de novo e sem previsão de data também.
Aí pra completar, Pereira diz que não vai tirar a vesícula porque foi num simpósio e falaram que tem muito risco e daqui a 3 meses eu faria outra cirurgia pra retirar. Aí ficou nas minhas mãos se eu queria operar nesses termos ou ir pra casa.
Não sei se foi a fome ou a vontade de acabar logo com aquilo, mas falei que ia logo e já fechei a cara, comecei a chorar e xingar o véio pra todo mundo.
Por fim, quando eu tava no hospital esperando pra vestir aquela roupinha sensual, tiraram um quarto da rosca e me deram. Aí entrei na sala de cirurgia e quando acordei, já tava no apartamento.
toda trabalhada na pedraria
Foi um alívio acordar e conseguir me mexer. Não sei quanto tempo durou a cirurgia mas eu entrei na sala 13h. Acho que até as 15 já tava no quarto acordada. Minha mãe então me mostra um potinho com umas 300 pedrinhas... Ele tirou minha vesícula, afinal! 
Não sei se foi pelo respirador ou se Pereirinha me deu um murro, mas minha boca tava TODA MACHUCADA, esqueci de tirar foto.  
Não senti dor no começo, mas a noite foi infernal. Eu não conseguia fazer xixi e fiquei com medo de ter que usar sonda e ter infecção urinária pela 3ª vez esse ano. Tava tomando soro com glicose e durante a noite consegui fazer xixi. Eu não sentia vontade porque tudo por dentro tava anestesiado. Mas aí tinha uma diaba duma perneira contra trombose fazendo barulho e comprimindo minhas pernas e pés e eu acordava de duas em duas horas pra fazer xixi. Resultado: não dormi nada e ainda não deixei minha irmã dormir porque ela tinha que desamarrar a perneira, me levar pro banheiro e me deitar de novo pra re-amarrar as pernas. Inferno define. Aí já sentia toda a dor da operação e eles dava DIPIRONA pra dor. Quem me conhece sabe que morfina é pouco pro meu organismo viciado, imagina dipirona. Achei um insulto. Mas queriam que eu estivesse acordada pra levantar e não me deixaram apagar. Achei outro insulto. Nesse momento, eu queria matar o Pereirinha e dormir uma semana seguida. Finalmente amanheceu. Acho que parei de tentar dormir às 6 da manhã.

2º dia (sexta)
Muito sono e desconforto. Reclamei de dor e me mandaram caminhar pra eliminar os gases. Fui. Nada de conseguir soltar pum. Medo. Até então, eu achava que ele tinha operado o intestino. Mais medo. Pelo menos pude tirar a perneira e nunca mais olhar pra ela.
Daí pediram pra gente trocar de quarto e me mandaram pra um bem pior. A globo só pegava chiando e quando vc não tem NADA pra fazer, até assistir globo fica massa. Daí eu não podia conversar porque a voz tava fraquinha e eu logo perdia o fôlego e não podia ler porque não dava pra levantar o braço do soro.
Eu não tinha posição pra dormir e continuei levantando de 2 em 2h pra fazer xixi. Nada de soltar pum. Medo aumentando.

3º dia (sábado)
num parece um tornozelo? 
Muito sono e desconforto parte 2. Já consegui caminhar mais durante o dia e finalmente soltei pum, toda hora o médico perguntava e eu já tava aflita. Não podia dormir à tarde pra não perder o sono à noite. Então nem fiquei deitada na cama, só sentada no sofazinho e pescando horrores de tanto sono. Foi muito mais tranqüilo esse dia, eu só tava com tédio de lascar e o dia não passava. Além disso, o chuveiro não funcionava, só a mangueirinha, mas aí como a globo tava deplorável, pedimos pra trocar de quarto. Mas a dor tava bem mais tranqüila. Daí comecei a sentir MUITA dor no braço do soro e até a enfermeira incompetente trocar de veia, foram horas de sufoco, ela só veio de madrugada trocar e ainda me furou 4 vezes até achar uma veia no braço direito. 
flebite
Dormi e acordei com os dois braços SUPER inchados e doloridos. Isso era 5 da manhã e eu gemendo de dor. Não dava mais pra levantar nenhum dos braços. Tava tipo elefantíase. Sensação de febre, frio, calafrio, batendo queixo e a temperatura: 36,5ºC Nada do dia amanhecer pra chegar mais perto da hora de ir pra casa e eu ficando louca achando que ia ter pneumonia por causa do frio inexplicável.  

4º dia (domingo)
Muito sono e desconforto parte infinita. Nem sentia mais a dor dos pontos, só os braços. Queria arrancar fora e bater na enfermeira com eles. Sério, quando ela tava me furando, achei que ia cuspir nada. SANGUENOZÓIO
Eu tava ansiosa pra levar alta então, claro, as horas não passavam. Tomei banho, esperei a moça trocar o curativo e fiquei pronta pra ir. Aí o médico veio, falou que eu teria que tomar uns remédios e tal. Depois a enfermeira do Pereirinha veio me esclarecer que não era elefantíase, era FLEBITE. Ou seja, inflamação na veia causada pelo soro. Ficou muito tempo com a mangueirinha do soro e deu isso. (Depois olhei na internet e vi que dá sensação de febre e pode demorar até 2 semanas pra sarar.) Daí ela falou pra passar uma pomada (reparil), tirar o soro e beber um suquinho que eu podia ir pra casa. \o/ Desde quarta a noite sem botar um gole de água na boca e já podia tomar SUCO DE MANGA! Ahhhhhhhh deliciaaaaa!!!
Ah! A enfermeira me explicou que Pereirinha não está mais operando o intestino (desvio em Y) e só tirou 70% do estômago (grampeou, quer dizer). Tirou a vesícula e só. Aí eu fiquei com cara de tacho. Tipo... se ele não operou o intestino... será que eu vou conseguir emagrecer? Ao mesmo tempo, QUE ALÍVIO! Se tivesse operado, seria mais um órgão pra eu me preocupar. Fora o medo do constrangimento de estar fora de casa, comer e ter que correr pra um banheiro. Ela também falou que quando mexe no intestino, as fezes ficam insuportavelmente fedidas e ninguém agüenta MESMO.
[Aqui tem umas informações sobre a Gastroplastia vertical mas nem sei se foi assim mesmo que ele fez porque ele não me explicou nada, quando eu for me consultar com ele, eu pergunto e também porque ele desistiu de fazer o desvio duodenal, já que ee tinha falado que faria, meses antes. Pereirinha é bipolar. http://www.centromedicodrchalela.com.br/nosso-trabalho/cirurgia-de-obesidade/39-tipos-de-cirurgia.html?start=1]
Ah como é bom estar em casa! Cama macia, TV a cabo, internet... hahahahahaha coisas boas da vida! Durante esse primeiro período, fiquei felizona por estar em casa e nem pensei em comida. Mais tarde, pensei sim. Não senti fome, mas tive vontade de comer. Tudo bem, de 30 em 30min tenho que tomar aquele copinho de 50ml de água, suco, gatorade, gelatina diluída em água e caldo de vegetais duas vezes ao dia. Também já comecei a tomar o suplemento, que tem vitaminas e fibras. Tava alimentada. Parte péssima: os remédios são todos em gotas e de gosto HORRÍVEL.

5º dia (segunda)
Dormi bem melhor, acordei só duas vezes pra fazer xixi e tive que caminhar um pouco no quarto por causa de gases. As dores são poucas. São de gases mesmo. A vontade de comer aumentou, fiquei desejando um monte de besteiras enquanto tomava caldo de legumes. Vontade de comer principalmente pão e bolacha doce. Normal, toda dieta é assim. Mas não é pra tanto de chegar a comer e morrer por causa disso, é só por uns minutos e depois passa. Hoje eu senti dor no corte, era um dor pontuda, tipo se alguma coisa tivesse me cutucando de dentro pra fora. Achei até que era fome, depois de tomar a sopa, consegui fazer cocô. Não saiu sangue (era meu medo). Na hora de dormir, a dor incomodou muito, não consegui achar posição. Achei que era a cinta que tava apertada, folguei e nada. Tomei a dipirona e nada. Tomei luftal mas nada... não teve jeito, fui dormir assim mesmo. Umas 4 da manhã levantei pra caminhar e percebi que a dor tinha passado. Mas começou a doer de gases depois de arrotar. Dói as costas, atrás, como se tivesse cheia de ar mesmo.


6º dia (terça)
A barriga tá super tranqüila hoje. Nada de fome. O que dói ABSURDAMENTE e mais do que ontem, é o braço esquerdo. Na hora que acordei, fui passar a pomada e só o contato do gel no braço, eu já senti muita dor. Abrir e fechar, impossível. Tive que esperar pra conseguir movimentar. Porém, a vermelhidão praticamente desapareceu e a sensação de “pegando fogo” também diminuiu. De hora em hora tenho que caminhar 5min e durante esse tempo, coloco os braços pra cima, estico, fico tentando massagear mas a dor é enorme. Muito pior do que a dor da operação.

Até domingo, eu tava bem arrependida de tudo isso. Primeiro porque hospital é a derrota. É muito ruim ficar lá. Eu nunca tinha nem passado por obturação no dente, então não sabia o que era operar. Mas eu pensei que fosse ficar a maior parte do tempo grogue e achei que sentiria muita dor e enjôo, que nem com o balão. Só que não foi nada disso, nem doeu tanto quanto eu esperei e nem dormi metade do que eu queria. Não fiquei dopada, não me deram morfina e isso foi decepcionante. Eu disse que nunca mais quero operar, só se for tipo transplante de órgão que justifique uma situação de vida ou morte. Não me imagino entrando no hospital nem pra cesárea, se não for parto normal, vou ter dois cachorros e adotar crianças mas não quero operar. Hoje, já não está tão ruim. A dor diminuiu e como eu não tive vômito, não passei mal, estou mais tranqüila. Só que ainda é muito ruim dormir porque não consigo ficar a noite toda descansando.

inchada, não dava pra fechar
Cheguei no hospital com + ou - 123kg e cheguei em casa com 125,8kg (eu acho) por causa do inchaço do soro. Hoje estou com 123kg e acho que demora uma semana mais ou menos pra começar a perder. Só que não tenho pretensão de emagrecer rápido porque com o balão foi aquela demora. Então beleza, o que vier é lucro. Além disso, como não houve encurtamento do intestino, não devo perder tão rápido assim. Agora uma coisa me deixou muito intrigada... antes de ir pro hospital na quinta, eu fui tirar minhas medidas e elas estavam exatamente iguais às medidas de NOVEMBRO! Ou eu medi tudo errado em novembro ou emagreci e não perdi medidas. Isso é estranho. Tirei uma foto na quinta-feira e depois quero comparar daqui a um mês e voltar a tirar as medidas. Até lá, espero ver resultados. 



\o/
Se eu fosse aconselhar alguém HOJE, eu diria: não se submeta a uma cirurgia nunca na sua vida. Mas nem estética nem nada. Daqui a algum tempo, quando eu tiver perdido alguma coisa e não estiver sentindo dor, pode ser que eu vire spokesperson da bariátrica. Veremos. ;) 

2 comentários:

  1. Re, amiga que legal seu relato, dá pra ter uma idéia do que podemos passar né? e quanta pedra na visícula, ainda bem que os primeiros dias tão passando. E frça ai lindona, a gente é guerreira, quem passou pelo balão aguenta qualquer parada, tenho certeza que quando vc começar a emagrecer, vai ter valido muito a pena bjokas...Patricia Zandonadi

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, meu amor! Mt garra! Vc finalmente está a caminho dos seus objetivos!!! Vamos comemorar muito depois!

    ResponderExcluir

Volte sempre!